Friday, May 18, 2007

Informativo da Fiel nº 24




Movimento Fora Dualib!

Sob a luz dos lampiões o Corinthians nasceu. E é sob a luz dos lampiões que o Corinthians renascerá!

No próximo dia 25 de maio, sexta-feira, a partir das 20h, será lançado o Movimento “Fora Dualib”, na Rua Cônego Martins com a Rua José Paulino, no Bairro do Bom Retiro. Essa é a mesma esquina onde Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia fundaram o Corinthians.

Depois do ato, serão feitas diversas manifestações pacíficas contra Alberto Dualib nos estádios, nas ruas, no clube e via internet. O Movimento só terminará quando o ditador corinthiano estiver longe de ocupar qualquer cargo político dentro do clube.

Essa é uma iniciativa de torcedores do Corinthians, insatisfeitos com a má gestão da diretoria corinthiana e de Dualib, o continuísmo, as fraudes, os desvios de verbas e o nepotismo.

Se você, corinthiano que, assim como nós, quer acabar com essa vergonha, compareça ao ato! E se puder, leve um lampião. Vamos limpar a história de nosso clube!

“O Corinthians vai ser o time do povo e é o povo quem vai fazer o time”
(Miguel Bataglia, primeiro presidente do Sport Club Corinthians Paulista)


WWW.FORADUALIB.COM.BR

***********************************
Vampeta de volta!
Mari Cordovani

Depois de quatro anos, o volante Vampeta volta a jogar no Parque São Jorge. Esta é sua terceira passagem pelo Corinthians e o Informativo da Fiel conversou com o jogador para saber quais são suas expectativas.

IF - Há algum tempo você declarou que queria encerrar sua carreira no Corinthians. O que significa para você voltar ao clube?

É muita alegria! Eu acho que foi o principal clube da minha carreira. O Corinthians e o Vitória da Bahia: o Vitória por ter me dado a oportunidade de começar e o Corinthians por tudo que eu consegui vestindo essa camisa, pela identificação minha com a cidade. Hoje eu moro no Tatuapé, tenho duas filhas paulistas, só joguei no Corinthians. O único clube do Estado que eu joguei. Falei que só jogaria no Corinthians e, graças a Deus, aos 33 anos, estou podendo voltar e pensando em encerrar a carreira com a camisa do clube. Espero poder ajudar como fiz das outras vezes. Essa é minha terceira passagem e as outras duas anteriores foram vitoriosas. No ano de 98 ganhamos o Brasileiro, em 99 ganhamos mais um Brasileiro, o Campeonato Paulista e o Mundial. Na segunda passagem, ganhamos a Copa do Brasil, o torneiro Rio-São Paulo e chegamos a mais uma final de Campeonato Brasileiro. Agora espero que a gente consiga voltar a disputar a Libertadores e ao mesmo tempo ganhar algum título nacional.

IF - Sobre a sua preparação física de duas semanas e dos exames que você está fazendo no clube, você acredita que é isso que vai definir a sua contratação?

Eu vou ter o tempo necessário pra treinar individualmente, porque o pessoal está na minha frente na parte física pelo fato de já estarem jogando. Disputaram o Campeonato Paulista, tiveram treinamento específico. Mas eu acredito que logo, em menos de um mês, eu poderei estar em forma para ajudar o Corinthians a conquistar uma boa posição.

IF - Qual você acredita que vai ser o seu papel em um time que está relativamente em crise, cheio de jogadores jovens que sentem o peso da camisa e a pressão da torcida?

Ser líder é uma coisa natural, a liderança vem naturalmente. Em um time que tinha o Rincón, Marcelinho, Luizão, Dida, eu já era um dos líderes do grupo, sempre. Na segunda passagem também, com o Fábio Luciano, o Rogério. Eu lembro que nas últimas vezes que eu estive no Corinthians jogaram comigo o Everton, o Fernando Baiano, o Edu, o Rubinho, o Kleber. Todos eram jogadores da base. Pra mim não é novidade jogar com o pessoal da base porque eu me sinto um jogador da casa. Sou corinthiano, conheço a maioria, sei como é feito o trabalho lá no Corinthians. Tenho uma identificação muito grande com a torcida, sempre me trataram com muito carinho, com respeito. A própria Gaviões da Fiel também. E eu espero agora só poder voltar e ajudar com a minha experiência, sabendo o que é vestir a camisa do Corinthians, tentar passar isso pros outros jogadores e tentar fazer o melhor.

A Fiel torcida deseja boa sorte!

Colaborou Débora Miranda
***********************************
Almoço de Confraternização Dia das Mães
Erika Papangelacos

Sábado, 12 de maio, foi realizada a primeira festa do Departamento Social para homenagear as mães. O evento foi um sucesso de público e para alegrar a festa teve música ao vivo de ótima qualidade e distribuição de cestas e brindes para as mães e filhos.

Foi lindo ver a alegria de todos reunidos em uma tarde de sábado tão bonita e produtiva. Parabéns às meninas que cozinharam para um batalhão e fizeram um cardápio delicioso.

O Departamento Social agradece a colaboração de todos e todas que fizeram de tudo para essa festa dar certo e ser o início de várias que serão realizadas. Obrigado também pela presença de todos que fizeram a diferença para esse evento ter sido o sucesso que foi.

Na festa, esteve presente a mãe do nosso ilustre fundador, o grande Flávio La Selva, que nos deixou uma enorme herança do que é ser um Gavião.

A presença da Sra Wanda La Selva nos encheu de orgulho e emoção. Veio acompanhada da filha, irmã de Flávio, a Dra. Wanda Garcia La Selva, freqüentadora da nossa entidade e colaboradora dos trabalhos da quadra.

Aguardem detalhes sobre as próximas festas. Vem aí A Festa dos Namorados!

***********************************
Diretoria dos Gaviões se reúne com elenco corinthiano
Débora Miranda

Representantes da diretoria dos Gaviões estiveram no último sábado (12), com o elenco corinthiano. O encontro aconteceu no hotel Crowne Plaza, onde o time estava concentrado antes da estréia no Campeonato Brasileiro (que aconteceria no dia seguinte, contra o Juventude).

“Marcamos a reunião para passar aos jogadores que estaremos apoiando o time neste Campeonato Brasileiro. Pedimos que eles tenham mais força de vontade dentro de campo”, conta Herbert César Ferreira, presidente dos Gaviões.

Os jogadores também foram alertados de que haverá manifestações contra a diretoria do Corinthians. “Mas deixamos claro que nunca vai ocorrer protesto durante os 90 minutos de jogo”, diz o presidente.

Os Gaviões foram recebidos primeiramente pelo técnico Paulo César Carpegiani e pelo gerente de futebol do Corinthians, Ilton José da Costa. Carpegiani fez questão de falar sobre a importância da torcida e do diálogo com seus representantes. Entre os jogadores, apenas Betão pediu a palavra para dizer que a forte pressão da torcida tem prejudicado o time.

Para Herbert, a reunião foi positiva. “Os jogadores e principalmente o Carpegiani mostraram muita honestidade e respeito.”

Depois da vitória corinthiana sobre o Juventude, a diretoria enviou cartas a cada um dos integrantes do time, elogiando o desempenho e mantendo a cobrança de ter mais garra dentro de campo.
***********************************
Estatuto do Torcedor: conheça e exija seus direitos
Carine Almeida

O Campeonato Brasileiro já foi iniciado e resolvemos ressaltar no Informativo da Fiel alguns pontos fundamentais do Estatuto do Torcedor que está em vigor desde 15 de maio de 2003. Só assim conseguiremos exigir o seu cumprimento durante todo o ano.

No art. 14, inciso III do Capítulo IV, que trata sobre a segurança do torcedor partícipe do evento esportivo, está escrito:

“Colocar à disposição do torcedor, orientadores e serviço de atendimento para que aquele encaminhe suas reclamações no momento da partida, em local:

a) amplamente divulgado e de fácil acesso; e

b) situado no estádio.”

Os parágrafos que complementam esse artigo regulam sanções ao clube mandante que não cumprir o estabelecido.

Nesse mesmo capítulo, o Art. 16 do Estatuto determina que:

“É dever da entidade responsável pela organização da competição:

I - confirmar, com até quarenta e oito horas de antecedência, o horário e o local da realização das partidas em que a definição das equipes dependa de resultado anterior;

II - contratar seguro de acidentes pessoais, tendo como beneficiário o torcedor portador de ingresso, válido a partir do momento em que ingressar no estádio;

III – disponibilizar um médico e dois enfermeiros-padrão para cada dez mil torcedores presentes à partida;

IV – disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida; e

V – comunicar previamente à autoridade de saúde a realização do evento.”

Sobre os ingressos, o Estatuto faz considerações no Capítulo V: Art. 20:

“É direito do torcedor partícipe que os ingressos para as partidas integrantes de competições profissionais sejam colocados à venda até setenta e duas horas antes do início da partida correspondente.

§ 1o O prazo referido no caput será de quarenta e oito horas nas partidas em que:

I - as equipes sejam definidas a partir de jogos eliminatórios; e

II - a realização não seja possível prever com antecedência de quatro dias.

§ 2o A venda deverá ser realizada por sistema que assegure a sua agilidade e amplo acesso à informação.

§ 3o É assegurado ao torcedor partícipe o fornecimento de comprovante de pagamento, logo após a aquisição dos ingressos.

§ 4o Não será exigida, em qualquer hipótese, a devolução do comprovante de que trata o § 3o.

§ 5o Nas partidas que compõem as competições de âmbito nacional ou regional de primeira e segunda divisão, a venda de ingressos será realizada em, pelo menos, cinco postos de venda localizados em distritos diferentes da cidade.”

Esses são alguns itens de vários outros que estão descritos no estatuto. É importantíssimo que façamos valer nossos direitos já que pagamos pelo ingresso. Para quem quiser ter acesso ao Estatuto por completo basta entrar no site:
www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.671.htm.
***********************************
Gaviões lançam Campanha do Agasalho

Na 13ª Campanha do Agasalho dos Gaviões da Fiel, a torcida quer arrecadar cerca de 100 mil agasalhos para distribuição a desabrigados, moradores de ruas e comunidades.

A arrecadação será feita do dia 19 de maio a 31 de julho e os Gaviões buscarão parcerias com universidades, escolas públicas, instituições privadas, comerciantes e associações culturais. A torcida também contará com a colaboração dos veículos da imprensa para divulgar a ação. As subsedes do ABC, Brasília, Guarulhos, Indaiatuba, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba e os grupos de bairros estarão envolvidos na Campanha.

Cada 10 peças de agasalhos doadas, o colaborador terá direito a um boné da campanha. Para fazer a sua doação, basta procurar a quadra dos Gaviões da Fiel, na Rua Cristina Tomás, nº 183, no Bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 3221-2066, no site
http://www.gavioes.com.br/ ou pelo e-mail social@gavioes.com.br.
***********************************
Atenção, Gavião!
Eduardo Perroni

A diretoria dos Gaviões da Fiel convida todos aqueles que irão para Minas Gerais a participar de um churrasco de confraternização no próximo sábado, 19 de maio, a partir das 20h, na quadra de nossa torcida.

O churrasco é gratuito.
Caravana: cruzeiro X Corinthians
Dia: 20/05/07
Preço: Único de R$ 50,00
Saída à meia-noite (0h)
Mais informações em
http://www.gavioes.com.br/
***********************************

Pela democratização da informação:

1-) Você pode colaborar com a pauta do Informativo da Fiel. Basta mandar sua sugestão para informativodafiel@gmail.com

2-) Todos os textos do Informativo da Fiel são livres de direito autoral e podem ser reproduzidos sem prévia autorização, exceto os textos retirados de outros veículos de comunicação.

3-) Passe adiante o Informativo da Fiel. Mande para sua lista de corinthianos.

4-) O Informativo da Fiel é uma iniciativa do Departamento de Comunicação.