Thursday, April 05, 2007

ADEUS, LEÃO

Adeus Leão
Mari Cordovani

Na última terça-feira, o torcedor Corinthiano se despediu de seu treinador Emerson Leão. Pivô de diversos desentendimentos e dono de uma capacidade incontestável de dividir sentimentos de admiração e raiva, Leão anunciou sua saída do clube logo após a demissão do atacante Amoroso.
As dispensas do Corinthians pararam por aí, o que pode não mudar muita coisa, como o torcedor espera.
A diretoria Corinthiana anuncia uma reformulação, há muito tempo necessária e pouco feita.
Os jogadores Gustavo, Daniel, Wellington e Marcos Tamandaré, solicitados por Leão, continuam no elenco para disputar a Copa do Brasil.
Renato Duprat, representante da parceria com a MSI, diz que contratará reforços. Para o Brasileiro, apenas o volante Carlos Alberto chegou. Magrão e Marcelo Mattos ainda podem deixar o clube até o meio do ano.
Com a saída de Leão, a parceira MSI pode voltar a investir no Corinthians, o que é a esperança de Duprat. No entanto, a bola de neve que vem com a parceira pode ainda aumentar e o destino do Corinthians ser traçado de forma ainda mais inaceitável.
A saída de Leão era inevitável, mas a multa rescisória de seu contrato atrasou a decisão. Diretoria e técnico entraram em acordo para efetivá-la e Leão saiu do Parque São Jorge com R$ 1 milhão no bolso.
Leão disse que treinar o Corinthians foi o trabalho mais difícil de sua vida. Pudera! Quem foi contra a Democracia Corinthiana é incapaz de saber o que é o Corinthians, sua grandiosidade histórica, social e a força de seu torcedor.
Leão chegou como um salvador, para tirar o Corinthians do rebaixamento no campeonato brasileiro e o fez, diga-se de passagem, com um elenco um tanto melhor do que temos hoje. Ninguém pode fazer milagre com o elenco que tem nas mãos. A verdade é que ele já chegou causando discórdia e aparecendo mais do que qualquer jogador. Criou caso com argentinos, impulsionou a saída de Carlitos Tevez e manteve sua arrogância inabalável.
Teve um aproveitamento um tanto medíocre, de 57%. Fez 46 jogos com o Corinthians, 22 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Mas não basta evitar o rebaixamento, é necessário reconhecer o Corinthians, vivê-lo a cada segundo e ter um dom para liderá-lo.
Junto com Leão saem o auxiliar Pedro Santilli e o preparador físico Fernando, sobrinho de Leão, já substituídos por Marcos Antonio Romano, treinador de goleiros e Ricardo Rosa, preparador físico. Zé Augusto assume o comando do Corinthians interinamente.
Novidade também no Corinthians é o novo gerente de futebol Ilton José da Costa, substituto de Edvar Simões, também demitido na semana passada. Ilton foi árbitro de futebol e trabalhou no Palmeiras até o começo do ano.
José Augusto decidiu promover quatro atletas, entre eles o meia Lulinha, destaque da Seleção Brasileira Sub-17, o atacante Alisson, o lateral-esquerdo Everton e o zagueiro Diego.
A diretoria do Corinthians promete anunciar o nome do novo técnico em breve. Nomes como Renato Gaúcho, Paulo Autuori e Abel Braga já foram citados, apesar de todos terem negado a transferência para o clube. Na base de especulações seguimos na disputa pela Copa do Brasil, enfrentando o Náutico na próxima fase e ainda com dois jogos a realizar pelo Paulista.
Esperamos que as coisas mudem e sabemos que não será tão fácil, mas nossa força e fé no Corinthians jamais poderá ser perdida por causa de homens que não sabem o que fazem.
Quando Tevez foi contratado cheguei a dizer que ele seria um mero “cala boca” para a torcida. Será que devemos esperar pelo próximo? Será que um título como o Brasileiro de 2005, sem o brilho alvinegro das outras conquistas do mesmo campeonato deixará a torcida satisfeita? Duvido e espero que não fique desse jeito.
O Corinthiano está cansado de ver sua maior paixão ser comandada por pessoas incapazes, que não conhecem futebol, não conhecem o Corinthians e, pior, fazem dele seu sustento financeiro. Isso suja a história do altaneiro. Mas não há nada que seus fiéis torcedores não façam para limpá-la, com honra, dignidade e amor.
Leão, antes tarde, do que mais tarde...ADEUS!