Thursday, March 29, 2007

Parte 4 - Os Bastidores do Carnaval dos Gaviões"


ENSAIOS

Ensaio da bateria



A bateria é um grupo composto por mais ou menos 240 ritmistas tocando várias espécies de instrumentos de percussão, desde os pequenos tamborins, com seus sons agudos, aos grandes surdos, responsáveis pelo batimento rítmico do samba. A proporção entre os diferentes tambores, assim como suas batidas, são os responsáveis pela característica individual de cada escola de samba.

Buscando aprimorar um ritmo uníssono, a bateria da Gaviões da Fiel inicia seus ensaios em meados de maio. Nas terças-feiras, somente com antigos integrantes da bateria, e aos sábados, com a escolinha da bateria, que nasceu da idéia do Mestre Pantchinho para formar ritmistas dentro da própria Agremiação.
Desde 2001, a bateria nota 40, como é conhecida, está sob o comando do Mestre Pantchinho e de seus diretores: Tio Chico, Pimenta, Paulo Nunes, Waguinho e Bixiguinha.

Ensaio geral





È bom dizer que a torcida corintiana, são-paulina, palmeirense, dentre outras - porque nos ensaios gerais todos participam, independente do time de coração -, colaboraram neste processo de construção do carnaval. Os ensaios que aconteceram às terças, sextas e domingos lotaram a quadra, principalmente a partir do mês de janeiro.




Ensaio da comissão de frente
Antigamente, a comissão de frente era composta pelas figuras importantes da escola, que desfilavam a frente da Agremiação. A partir de 1980, a comissão de frente foi perdendo sua função de simples apresentadora do desfile e incorporando características teatrais, tornando-se, desse modo, uma espécie de introdução ao espetáculo que, de forma elegante e cordial, apresenta a escola. A comissão de frente só não pode perder a tradição do samba.

O figurino da comissão tem a ver com o contexto do enredo, o que exigiu, neste carnaval de 2006, de todos os componentes da comissão uma coreografia própria criada por Oyama Queiroz. O coreógrafo começou a trabalhar no projeto desde outubro de 2005.
A comissão de frente, representando seres alados, abriu o desfile da Gaviões da Fiel, saldando o público e fazendo a apresentação da agremiação carnavalesca.


















Ensaio Técnico
Nos ensaios técnicos o público compareceu em peso, tanto se preparando para o desfile, como apenas para assistir aos ensaios. Foram necessários três ensaios para a Gaviões cronometrar, ensaiar o samba enredo e disciplinar a formação da escola na avenida. Os ensaios, que são marcados pela Liga das Escolas de Samba, ocorrem dias antes do carnaval.



















Ensaio do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O Mestre-Sala e a Porta-Bandeira são os responsáveis por levar, proteger e apresentar o estandarte – o símbolo sagrado da escola. É imprescindível que o casal tenha sincronismo nos movimentos. Para alcançar a perfeição, ensaiam isoladamente e participam do ensaio geral de toda a escola. Na escola Gaviões da Fiel se apresentam quatro casais, mas apenas o primeiro é observado pelo júri na contagem dos pontos.