Friday, March 23, 2007

INFORMATIVO 21


Edmar Bernardes, guerrilheiro em causa própria
Leonor Macedo

As amizades que se formam dentro da Gaviões da Fiel são para a vida toda. Assim foi com Robertinho Daga e Edmar Bernardes, que apareceu na torcida organizada bem depois de sua fundação, no fim da década de 1980. Robertinho foi padrinho de casamento de Edmar, que foi padrinho do primeiro casamento de Robertinho, que é padrinho do filho de Edmar, que apadrinhou Vinícius, primeiro filho de Robertinho.

Conheceram-se ali mesmo na sede dos Gaviões, no Bom Retiro, quando Robertinho fazia uma reunião de apresentação para os novos sócios. O novo Gavião devia ter 14 anos.

É de Edmar a idéia de levar um lema para os Gaviões da Fiel. Lealdade, Humildade e Procedimento, ou somente LHP, é um ensinamento aprendido nos anos em que Edmar passou cumprindo pena na Casa de Detenção, em São Paulo. Lá, para sobreviver é preciso ser leal, humilde e ter um bom proceder. O mesmo vale na vida.

Na época, o presidente dos Gaviões era o Alex, que aceitou de prontidão o lema. Entendeu que, mesmo vindo da Casa de Detenção, eram três condições que cabiam em qualquer realidade. Depois, escreveu algumas frases usadas pelos Gaviões da Fiel e que servem de ensinamento para as próximas gerações como “A corrente jamais será quebrada”.

Era véspera de um jogo contra o São Paulo, em 1992, quando Edmar foi encontrado morto na Barra do Saí, em Santa Catarina. Tinha cerca de 30 anos e havia sido assassinado com um tiro de calibre 12, pelas costas, exatamente como Inaté José da Silva, a quem tinha uma grande admiração. Até hoje ninguém sabe quem tirou a vida do corinthiano. “Edmar era um guerrilheiro em causa própria”, define Robertinho, saudoso.

Homenagem a Edmar Bernades
(Dyércio S. Miguel)

Esse samba eu canto com vontade

Vou falar de LEALDADE, HUMILDADE E PROCEDER
São três palavras, muito belas e pesadas
Gaviões é uma parada, chega mais para conhecer
Tem batucada, tem sambão na madrugada
De manhã tem a pelada inspirada no TIMÃO
E tudo isso eu lhe digo meu amigo
Com muita sinceridade, todos nós somos irmãos.
Tem que ser um cara de parada
Ouvir muito e falar nada
E prestar muita atenção
Dentro do peito contendo as três palavras
Passará a fazer parte da família Gaviões
É que bate forte a emoção
Se o dono dessa frase mora na constelação
E hoje nós cantamos pra lembrar
Matar saudade do amigo EDMAR
Badabauá Badabauê com LEALDADE, HUMILDADE E PROCEDER
Badabauá Badabauê, pois esse samba eu dedico a você.

***********************************************

Voz da arquibancada
Elaine Leme



Em meio a tantos gritos ecoados no estádio, um tem se destacado a cada rodada disputada pelo Coringão. “Aqui tem um bando de louco.......” criado por um jovem da arquibancada (até o fechamento do Informativo não descobrimos o nome do rapaz), a letra enuncia toda a indiferença aparente de alguns jogadores, parte da comissão técnica e por dirigentes do clube. Além disso, mostra toda a força e energia que a arquibancada tem, levando o time a mais uma vitória, como no jogo contra o Noroeste. Também exalta a paixão e a dedicação que nós torcedores temos pelo Corinthians. Afinal:

Aqui tem um bando de louco

Louco por ti Corinthians

Praqueles que acham que é pouco
Eu grito por ti Corinthians
Eu canto até ficar rouco
Eu canto pra te empurrar
Vamos, vamos, meu timão
Vamos meu timão, não pára de lutar!”


*****************************************

Você Sabia?
Erika Papangelacos


Essa é 20ª eleição dos Gaviões da Fiel, mas a terceira em que presidente e vice são eleitos pelo voto direto dos associados.

A primeira votação direta foi em 1987 com os eleitos Ariovaldo Aparecido da Silva (Ary) e Antônio Goulart dos Reis (Goulart). A segunda foi na gestão anterior, em 2005, que elegeu o presidente Wellington Rocha Jr. (Tonhão) e o vice Wildner D’Paula Rocha (Pulguinha).
No dia 24 de março, sábado, acontecerá uma nova eleição e os candidatos pela Chapa 1 são Hebert César Ferreira (Hebert) e Renato Luis de Sousa (Renato Preto). Pela chapa 2 concorrem Taércio Silva (Viola) e Reinaldo Frederico (Dinho).

Para votar não é preciso estar em dia com a mensalidade e os únicos requisitos são ter dois anos de associação e ser maior de 18 anos. É preciso portar a carteirinha de sócio ou o RG. Quem estiver só com o RG, basta procurar a Amábile no Departamento VIP e pegar seu número de inscrição nos Gaviões da Fiel.

A gestão da diretoria é de dois anos e conforme o Estatuto dos Gaviões não pode haver reeleição.

Se não houver chapa concorrendo em época de eleição, o Conselho Deliberativo se reúne para decidir se a gestão continua ou não.

O Conselho Deliberativo também é renovado com a diretoria. Existem os conselheiros vitalícios (todos os fundadores da torcida e os ex-presidentes)

Já aconteceram duas reeleições: em 1989, com Luiz Antônio Achoa Mezher (Magrão), que em 1983 já tinha sido presidente, e em 1999, com o José Cláudio de Almeida Moraes (Dentinho), que tinha sido presidente em 1993.

Com mais essa eleição direta, os Gaviões mostram que exigem a democracia e também institui a renovação. Algo que não acontece no Corinthians com a perpetuação do poder de Dualib desde 1993 até os dias de hoje.


****************************************

Confraternização do carnaval

Carine Almeida


Nessa última terça-feira, dia 20, ocorreu uma confraternização entre os Gaviões da Fiel e outras escolas de samba de São Paulo com o objetivo de comemorar a volta dos Gaviões para o Grupo Especial do Carnaval e entregar alguns troféus.

As escolas convidadas foram a Nenê da Vila Matilde, que fez uma apresentação com a sua bateria, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Acadêmicos do Tucuruvi, Pérola Negra, Império da Casa Verde e Imperador do Ipiranga.

A festa foi embalada pela bateria dos Gaviões da Fiel que acompanhava cada escola convidada e eu intérprete oficial para cantar seu samba enredo. No momento em que a Vai-Vai foi chamada ao palco, Tobias (Gaviões de carteirinha) fez uma participação especial e cantou antigos sambas dos Gaviões e sambas da Vai-Vai.

O dirigente da escola do Bixiga, bairro tradicional de São Paulo, aproveitou a oportunidade para parabenizar a escola pelo retorno ao Grupo Especial e lembrou da época em que os Gaviões começaram como bloco e realizava seus desfiles na Avenida São João.

Além dos intérpretes, os Gaviões receberam os diretores, mestre-salas e portas-bandeiras das escolas, que receberam as boas vindas do 1º casal de nossa escola, Ildely e Michel.

**************************************

Pela democratização da informação:

1-) Você pode colaborar com a pauta do Informativo da Fiel. Basta mandar sua sugestão para informativodafiel@gmail.com .

2-) Todos os textos do Informativo da Fiel são livres de direito autoral e podem ser reproduzidos sem prévia autorização, exceto os textos retirados de outros veículos de comunicação.

3-) Passe adiante o Informativo da Fiel. Mande para sua lista de corinthianos.

4-) O Informativo da Fiel é uma iniciativa do Departamento Social, Cultural e de Comunicação.