Friday, February 02, 2007

INFORMATIVO 15

Informativo da Fiel nº 15



Ano I- n. 15 - 03 a 09 de Fevereiro de 2007

Diagramação: Luciano Ferraz

Neto, eterno camisa 10

Retomando as entrevistas no Informativo da Fiel, abaixo segue publicada a de um grande ídolo dos anos 90: José Ferreira Neto. A entrevista foi feita por Leonor Macedo e Júlio César, nos estúdios da Rádio Transamérica. Nos próximos números serão publicadas as outras partes da entrevista.

IF- Como começou a sua história no futebol?

N- Profissional ou divisão de base?

IF- Divisão de base.

N- Na divisão de base eu comecei no Guarani de Campinas. Acho que tinha 12 anos de idade e joguei até 14 anos. Já com 15 anos fui para a equipe profissional do Guarani. O meu primeiro jogo foi contra o Juventus, na rua Javari. Toda a minha formação foi nos juvenis do Guarani, e guardo um amor grande pelo clube. Sou sócio, trabalhei lá como treinador, sai, voltei. Foi onde comecei em um time de expressão, mas começar mesmo foi em Santo Antônio de Posse, minha terra natal. Lá eu joguei no time do União Possense.

IF– No Estado de São Paulo?

N- Perto de Campinas. É perto de Mogi Mirim, Holambra. Meus parentes, minha família, todos ainda moram lá. Meus pais e meus irmãos. Comecei lá jogando com os amigos de infância.

IF– Depois do Guarani você foi para o Palmeiras?

N– Profissional? Não, profissional eu fui emprestado para o Bangu em 86 e fiquei lá um tempo, disputei o Campeonato Brasileiro e depois eu voltei. Em 87 não fiquei no Guarani por desavenças com a diretoria que estava lá, aí eu fui emprestado para o São Paulo. Fui campeão paulista em 87 e voltei para o Guarani. Em 89 eu fui vendido para o Palmeiras, mas fiquei até em junho. Depois fui negociado.

IF – Por desavenças com o Leão?

N – Não eu não tive nada, se tivesse falaria, mesmo porque não tenho nada a esconder. Fui negociado. Quem teve foi ele comigo. Então eles me negociaram com Vicente Mateus e aí começou minha trajetória pelo Corinthians.

***********************************

Ensaio Técnico dos Gaviões no Anhembi
Elaine Leme

No seu primeiro ensaio técnico no Anhembi, os Gaviões mostraram que estão dispostos a reencontrar seu caminho no carnaval. O público compareceu na avenida e na arquibancada.
Serão necessários dois ensaios para os Gaviões cronometrarem e calcularem o tempo certo que os componentes ficarão na avenida, ensaiarem o samba enredo e disciplinarem a formação da escola no Anhembi. Os dias dos ensaios são marcados pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

Uma das novidades deste ano será a forma da bateria entrar no recuo: não acontecerá mais da forma tradicional, no qual a bateria entra de ré e a ala show cobre o espaço.

Mas para conferir tudo em primeira mão, os Gaviões convocam a nação a comparecer no próximo ensaio técnico que ocorrerá dia 8 de fevereiro. Não percam!

***********************************
Fala, Fiel!
O Informativo da Fiel colheu o depoimento de alguns torcedores no último jogo do Pacaembu, quando o Corinthians perdeu para o São Caetano por 1X0 pelo Campeonato Paulista.
“O ano de 2005 foi de grande expectativa. O de 2007 tem sido de frustração. O que estão fazendo com o nosso Corinthians? Por que a maior nação esportiva do planeta, está jogada na vala comum dos medíocres? Que saudades dos nossos "Timões"... Hoje temos um amontoado de jogadores que não fazem um time de futebol, pelo menos, competitivo:

Marcelo: é um voador. E depois, da passagem desastrosa de um tal de Johnny Herrera, ele piorou. Tá: às vezes, ele acerta;
Edson: perderam a chance de vender - que pena;
Fagner: esqueceram de contratar - que lástima;

Eduardo Ratinho: ainda joga ou está no hospital?

Marinho; Betão; Gustavo; Marquinhos; Marcus Vinicius: juntando tudo, não limpariam a chuteira do Gamarra (a da perna ruim, claro);

Wellington: chegou, jogou e já poderia ir embora;

Marcelo Mattos: este vale a pena, mas devemos perdê-lo em breve: fica nervoso em campo vendo tanta porcaria;

Magrão: sempre jogou no Parque errado. Agora que está no Parque certo, o "técnico" não acha um lugar para ele jogar.

Rosinei: se acha um Zidane, mas está mais para Zinho, o eterno enceradeira. Se jogasse só, eu disse só, um por cento do que ele acha que sabe, teríamos o primeiro melhor jogador eleito pela FIFA da e na América do Sul;

Amoroso; Christian; Arce; Wilson; Jaílson: só no Corinthians;

Nilmar: caso a parte. Outro que vale a pena e que a bagunça generalizada vai fazer por perdê-lo. Estará do nosso lado até o meio do ano, depois, reforçará um dos nossos adversários.

Leão: o único que não deveria ter vindo, é o que está ficando mais tempo. Falta de oferta no mercado. Não consegue conviver com alguém que brilhe mais do que ele. Prepotente, arrogante, para ficar no principal.

Mandou embora a melhor coisa que tivemos nesses últimos anos e a quem devemos um Campeonato Brasileiro: Carlitos.

A saída? Temos, começando por uma limpeza no Parque São Jorge, nas salas ao lado do Salão Nobre. E que sejam substituídas por gente como nós, que adora estas cores pretas e brancas. E que não saiam de lá por muito tempo.”

(João Gavião)

***********************************

"Gostaria de manifestar minha indignação pela atual situação do Corinthians, não pelos últimos dois jogos que perdemos, mas sim, por todo o campeonato.
A eterna bagunça do departamento de futebol, aliada a má administração política do clube e a empáfia do treinador do time, que indicam e contratam jogadores sem a menor condição de vestir a camisa do Corinthians, fazem com que torcedores como eu esperem um ano de muito sofrimento e tristezas.
Desde o primeiro jogo do campeonato que temos sofrido para ganhar as partidas, os placares dilatados não escondem a dificuldade de se fazer o primeiro gol (sem tomar um antes), além do que os times do interior estão completamente falidos.

Espero, sinceramente, que tudo o que eu disse não passe de coisa da minha mente doentia e que tenhamos um ano de mais alegria.”
(Alexandre Oliveira)

***********************************
“O Corinthians nesse Paulista tinha tudo pra ganhar, mas como é Corinthians, e no Corinthians é tudo sofrido, temos que torcer pra casa não cair!”

(Amaury Pavão Filho)

***********************************
“Caindo na realidade: o time do Corinthians hoje é fraco. Não podemos sonhar com o time que temos e se ganharmos algum título vai ser na raça mesmo.”

(Herbert Cesar Ferreira)
***********************************
“Nosso Coringão, após a campanha pífia e vergonhosa do ano que se passou, entrou em um 2007 conturbado, com muitas incertezas no seu comando, mas todos nós corinthianos acreditamos que 2007 seria um ano de glórias. Começou o Paulista, primeira competição do ano, e nosso Coringão não levou para dentro de campo os diversos problemas extra campo. Conseguiu uma seqüência de três vitórias no Paulistão com atuações convincentes dignas de Corinthians. Porém, com as diversas improvisações e atletas que se apresentam hoje, o Corinthians começou a decepcionar a fiel em pleno o Pacaembu.

Todos nós pensamos: 'Já fazia 11 jogos que não perdíamos, vamos dar um crédito', mas contra o São Caetano mais uma derrota. Não bastassem os dois fracassos seguidos em casa, ficou claro que os problemas extra campo já fazem parte do dia-a-dia do jogadores, como salários atrasados, briga entre diretores e conselheiros, treinador explicando assunto que não lhe pertence e outros.

A única coisa que esperamos é que esses problemas possam diminuir porque enquanto a Família Dualib estiver no poder não acabarão e os jogadores e o treinador possam definir um esquema tático e assumir postura de homem em campo com raça, vontade e determinação. Assim, nosso objetivo será alcançado: o título.”
(Douglas Cardoso Pacheco)
***********************************
Festa do Chopp

Os Gaviões da Fiel convidam a nação corinthiana para a tradicional Festa do Chopp que ocorrerá em 10 de fevereiro, sábado, na quadra de nossa torcida.

O evento terá a presença dos Grupos Sensação, Redenção, Só Gandaia & Cia e a Bateria do Bloco Classe A (Barra Funda), além da Bateria 30 dos Gaviões da Fiel e muita black music com Rapsoulfunk.

A entrada é R$ 25,00 para sócio em dia, em atraso e não-sócio e a quantia dá direito a uma caneca e chopp a vontade. Nossa sede fica na Rua Cristina Tomás, nº 183, no Bom Retiro. Mais informações pelo telefone (11) 3221-2066 ou
http://www.gavioes.com.br.

***********************************

Próximos jogos do Corinthians no Campeonato Paulista

08/02 – 20h30 – Corinthians x Rio Claro - Pacaembu
11/02 – 16h – Corinthians x São Paulo – Morumbi
17/02 – 16h – Corinthians x Paulista – Jaime Cintra


**O Informativo da Fiel é uma iniciativa doDepartamento Social, Cultural e de Comunicação

**Todos os textos desse informativo podem ser copiados e são livres de direito autoral.