Wednesday, January 31, 2007

INFORMATIVO 14

Informativo da Fiel 14




Ano I- n. 14 - 26 a 02 de Fevereiro de 2007

Diagramação: Luciano Ferraz

Cadastramento e Projeto Piloto para o Campeonato Paulista

Leonor Macedo

Quem tentou entrar nos primeiros jogos do Corinthians utilizando sua camisa dos Gaviões ou qualquer outra vestimenta com menção a torcida organizada foi barrado na revista, logo na entrada. Isso porque só podem entrar no estádio dessa maneira quem fez sua carteirinha de torcedor organizado na Federação Paulista de Futebol.

Em setembro do ano passado, a FPF anunciou medidas de combate a violência nos estádios. Trata-se do Projeto Piloto baseado no relatório da Comissão de Paz no Esporte, do Ministério dos Esportes e da Justiça. A execução dessas medidas será supervisionada pela Secretaria da Justiça do Governo de São Paulo por meio da Câmara Técnica de Consumo do Desporto, do Procon-SP, e com o acompanhamento do Ministério Público Estadual.

Duas dessas medidas são o cadastro do torcedor junto a Federação e um espaço separado para a torcida organizada no estádio. Somente entrarão nesses espaços pessoas que portem essa carteirinha. Algumas informações sobre o Cartão do Torcedor ainda são desencontradas. O cadastro está sendo feito nas sedes das torcidas organizadas.

Na quadra dos Gaviões foram três dias de cadastramento. No primeiro, quem conseguiu a senha de número cinco conseguiu sair com sua carteirinha em mãos 50 minutos depois. Isso porque cada cadastro demorava cerca de 10 minutos para ser feito. Quem pegou a senha número 100 saiu da sede tarde da noite. Ao todos, foram feitos cerca de 440 cadastramentos dos Gaviões. A Federação informou a diretoria da torcida que em janeiro estariam disponíveis mais máquinas, agilizando o processo.

No último dia 16 de janeiro, alguns membros da diretoria participaram de uma reunião no Ministério Público Estadual, com o promotor Paulo Castilho, o Segundo Batalhão de Choque da Polícia Militar, a Secretaria da Justiça do Governo de São Paulo e demais torcidas organizadas do estado. A informação é de que nas próximas ocasiões sejam cadastrados cerca de 500 torcedores por dia. A preferência será dada aos membros da torcida organizada quando o cadastramento for feito na sede, embora não seja necessário ser sócio para ter a carteirinha.

Não há novas datas para o cadastramento, mas assim que forem marcadas serão colocadas na agenda de nosso site ( www.gaviões.com.br) e na quadra. Para fazer a carteirinha é necessário levar RG e CPF. Quem é sócio, também deve levar sua carteirinha dos Gaviões da Fiel. Dúvidas e informações, escreva para diretoria@gavioes.com.br.

***********************************

Estréia do Timão no Paulistão 2007

Érika Papangelacos

No dia 17 de janeiro começou mais um campeonato Paulista e o Corinthians estreou contra a Ponte Preta no Pacaembu com vitória. O meia Roger, além de fazer um belo gol olímpico, foi o melhor em campo. Além de Roger, Edson e Rosinei marcaram e o jogo terminou com o placar de 3 a 1 para o Corinthians.

A torcida fez sua parte e compareceu em massa no estádio, lotando as arquibancadas do Pacaembu. Foram 25.437 pagantes, mesmo com o horário antecipado das 19:30. No segundo jogo também teve vitória alvinegra.

Aconteceu no último domingo, 21 de janeiro, contra o São Bento, no estádio Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP). O Corinthians ganhou por 4 a 2, com dois gols de Jaílson, um de Christian e um de Marcelo Mattos, de pênalti, aos 43 da etapa final. Com o preço abusivo de R$ 30,00 compareceram 12.211 pagantes. Já o terceiro jogo o destaque foi o veterano Christian que marcou dois gols, no primeiro tempo e um no segundo tempo. O quarto gol foi do estreante boliviano Arce .

O resultado terminou em 4 a 1 com um gol do Juventus de Sérgio Lobo (Pênalti) aos 41 minutos do segundo tempo.Aconteceu também neste jogo a expulsão do zagueiro Betão no início do segundo tempo após se desentender com o atacante Nunes, do Juventus, que também foi expulso. O Timão está em segundo lugar na tabela com 03 jogos e 03 vitórias, atrás do Santos com 04 jogos e 04 vitórias. Desde 2003, o Coringão não estreava com vitórias no Paulistão.

***********************************

Portela e Gaviões na festa da cerveja

Os Gaviões da Fiel convidam a nação corinthiana para mais uma tradicional Festa da Cerveja de
nossa Bateria nota 10. O evento ocorrerá no dia 27 de janeiro, sábado, a partir das 22h e contará
com a presença especial da bateria da G.R.E.S Portela, do Rio de Janeiro. Para completar a festa, nossa bateria fará uma apresentação com a Ala dos Compositores.

A quadra dos Gaviões fica na Rua Cristina Tomas, nº 183, no Bairro do Bom Retiro. O preço é único, no valor de R$ 15,00, e dá direito a cerveja a vontade. Mais informações pelo telefone (11)
3221-2066.

***********************************

Departamento Social no Carnaval

Carine Almeida

Pela primeira vez, o Departamento Social contará com uma ala na avenida e a fantasia escolhida para a estréia recebeu o nome de "Fundação de São Paulo". A ala será a 14º a desfilar, contando com a participação de 100 integrantes.

A venda das fantasias não foge ao objetivo do departamento social de contribuir para a re-socialização, já que a cada compra realizada o integrante estará contribuindo para uma fantasia de um portador de deficiência física.

"O objetivo da nossa ala é fazer com que mais pessoas possam participar do nosso carnaval na
avenida e sentir a emoção de desfilar pela Gaviões", explicou Rodrigo, mais conhecido como Bigato, coordenador da ala. "A intenção é de que os próprios deficientes que fazem parte da Gaviões usufruam desse benefício", concluiu. O Departamento Social conta mais uma vez com o
incentivo da grande Nação Alvinegra para a preservação do Carnaval como ferramenta social.

Para quem se interessou, a fantasia está exposta na quadra durante os ensaios e o contato poderá ser feito pessoalmente ou pelos telefones (11) 3337-2474 e (11) 7341-4001 (Rodrigo), além do e-mail centrosocial@gavioes.com.br.

***********************************

Você sabia?

Elaine Leme

O mascote do Coringão é a figura inspirada no romance Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. O Corinthians adotou em 1913 o mesmo lema dos mosqueteiros "um por todos, todos por um", que tem como significado todos os operários e pertencentes das classes com menor poder aquisitivo, ligados por um só time.

A escolha desse mascote aconteceu após uma separação do futebol oficial de São Paulo em
duas entidades: a Associação Paulista de Esportes Atléticos (que foi criada pelos times que saíram da Liga Paulista) e a Liga Paulista de Futebol.

Na Liga Paulista de Futebol, ficaram apenas três times, que eram conhecidos como os três mosqueteiros: Americano, Germânia e Internacional.

Quando o Corinthians venceu as eliminatórias e foi aceito na liga, passou a ser considerado o quarto mosqueteiro, D'Artgnan. Hoje, ele é o único sobrevivente dos Mosqueteiros.

**Fonte: Trabalho de conclusão de curso de Mariana Cordovani

***********************************

Próximos jogos do Corinthians pelo Campeonato Paulista


04/02 - 16:00 - Corinthians x Guaratinquetá – Dario R. Leite
27/01 - 18:10 - Corinthians x Ituano - Pacaembu
31/01 - 21:45 - Corinthians x São Caetano - Pacaembu


**O Informativo da Fiel é uma iniciativa doDepartamento Social, Cultural e de Comunicação

***Todos os textos desse informativo podem ser copiados e estão livres de direito autoral.