Friday, February 16, 2007

INFORMATIVO 17





Ano I- n. 17 - 16 a 23 de Fevereiro de 2007

Diagramação: José Medeiros

Pérolas de gestão
Sócrates*

Algumas das mais interessantes (e risíveis) práticas administrativas do futebol brasileiro são explicitadas em A Estrela Que Falta ao Timão, livro de Cláudio Marcelo Veles e Fausto di Toti Garcia que versa sobre a atual gestão do Corinthians. Os autores fizeram parte do conselho fiscal do clube durante alguns anos e mostram como foram as suas experiências no comando desse importante órgão. O qual é, na minha opinião, nos dias de hoje em que os cartolas se eternizam no poder, uma instituição fundamental para os clubes não serem espoliados por quem não zela pelos seus patrimônios. O que vemos no livro é a existência de um verdadeiro caos administrativo e nenhuma intenção de melhorá-lo em benefício da instituição. Isso fica claro ao avaliarem os documentos do clube – que só puderam ter acesso havia mais de dois anos da posse, em 2003, e depois de ameaçarem ir à Justiça contra o presidente do Corinthians. À primeira avaliação já era possível detectar várias irregularidades e/ou negligências no dia-a-dia administrativo. Foi assim que resolveram requisitar algumas explicações sobre determinadas ações nebulosas, como algumas que cito a seguir:– Recibo de 1.876 reais pagos à loja de material esportivo que existe dentro do clube, em talão adquirido em uma papelaria qualquer, referente a “revistas e livros consignados”, assinado pelo tesoureiro.– Recibo em papel não timbrado, em folha avulsa, não numerada, de 10 mil reais, referente a “investimentos na loja”, assinado pelo mesmo. – Transferência de 22.508,25 reais para uma empresa, referente a “benfeitorias executadas pela mesma nos banheiros e vestiários do ginásio de tênis do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu”.– Cheque no valor de 22.150 reais, referente à “execução dos serviços de combate a incêndio na arquibancada sul do mesmo estádio”. Será que o Corinthians arrendou o estádio e não estou sabendo? – Nota fiscal da Vampeta Sport 2001, no valor de 70 mil reais, referente a “eventos desportivos no mês de abril de 2003”. Obviamente, imagino que estamos aqui falando de direitos de imagem ou será outra coisa? – No entanto, no caso da Fabinho Comunicação S/C Ltda., a nota fiscal discrimina “uso de direito de imagem do atleta Fábio Alves Félix”. Será que o Vampeta tinha uma empresa de eventos que prestava serviços ao clube, ou apenas outro artifício fiscal sabe-se lá para quê? – Nota fiscal da Gilmar Markt. Assessoria Esportiva Esp. Ltda., referente a “assessoria e consultoria junto ao departamento de futebol, no mês de junho de 2003, no valor de 45 mil reais”.– Nota fiscal da E.M.S. Assessoria Esportiva Ltda., referente ao mesmo objetivo da anterior, no mês de abril de 2003, no valor de 50 mil reais.
















Nota fiscal da Zanforlin & Schablatura Com. e Assessoria Empresarial Ltda., referente a “assessoria especializada do departamento de futebol profissional e amador, no mês de agosto de 2003, no valor de 8.378,30 reais”. E ainda existe um sem-número de serviços semelhantes de assessoria que certamente deve valer para pagamento de comissões a empresários de atletas ou outros serviços que não podem ser declarados. Mas, se são os atletas que têm contrato com esses senhores, por que não são eles que assumem as comissões?Há também algumas pérolas como um cheque que foi emitido para um funcionário do clube no valor de 5 mil reais cuja finalidade apontada foi de “despesa de uso pessoal e particular”. Pessoal e particular??? Neste caso, não dá para saber exatamente o que quer dizer isso, mas, quando surgiram compras de lingeries pela secretária do presidente nas contas do clube, aí, sim, ficou claro o que seria gasto pessoal e particular. Pior é a relação do clube com a empresa de marketing da neta do presidente, que foi minha colega no curso de administração esportiva da FGV. Além de ter uma retirada mensal de módicos 38 mil reais, talvez por culpa dos gastos que porventura venha a ter na captação de clientes para o Corinthians, ainda recebe boas comissões. Dizem que chegam a muitos milhões. Sei não! Agora, o clube pagar pelos seguranças do presidente (1 milhão de reais em três anos) é mais que obrigação. E pelas reformas em sua casa, também. Afinal, ele é o representante-mor da instituição e o seu bem-estar é fundamental para arcar com as funções. Tudo isso é uma aula prática para quem quiser saber o que não deve ser feito em contabilidade. E muito interessante para entender como se faz administração esportiva em nosso país.

*O texto foi retirado da revista semanal Carta Capital onde Sócrates é colunista.

***********************************
Gelada!
Carine Almeida

O russo Boris Berezovski, 60, é formado em matemática e tornou-se bilionário após a queda do socialismo da antiga União Soviética. Na década de 90, enquanto a Rússia era governada por Boris Yeltsin, um pequeno grupo de empresários, dentre eles Berezovski, aproveitou-se do declínio de sistema e apoderou-se de empresas estatais, tornando-se ricos e poderosos.
Boris também possui inúmeras frentes de negócios, passando pelo petróleo, até a compra de uma companhia aérea. Todas as suas negociações são alvo de denúncias: de lavagem de dinheiro a incentivo de operações da Al Qaeda, do terrorista Osama Bin Laden. Após a saída de Yeltsin, a Rússia foi assumida por Vladimir Putin e Berezovski, assim como outros empresários, não conseguiram manter sua influência política e econômica na Rússia, sendo obrigado a pedir asilo político para outros países.
Hoje, o russo está na Inglaterra, mais precisamente em Londres. Na semana passada cogitou-se sua vinda ao Brasil para tratar de negócios exclusivamente com o Corinthians. Em sua última visita ao Brasil, em maio de 2006, teve encontros com executivos da Varig, da Embraer e da Petrobrás. A sua vinda ao Brasil dessa vez, estava restringida a um único objetivo, tratar da construção do estádio do Corinthians e conseqüentemente fortalecer a tirania de Dualib.
Mesmo tendo garantias do Governo Federal de que não seria preso e interrogado pela Polícia Federal, como ocorrido em sua última visita, a viagem foi cancelada em cima da hora. Segundo fontes ligadas a Berezovski, houve um mandato de prisão pedido concedido ao Ministério Público de São Paulo em nome de Berezovski que estaria vigente a partir de seu desembarque aqui em São Paulo.
De acordo com o blog de Juca Kfouri e com informações dadas pelo promotor público do GAECO José Reinaldo Guimarães Carneiro, que esteve à frente do inquérito sobre a MSI, não houve nenhum pedido do Ministério Público de São Paulo. As investigações sobre a parceria do Corinthians estão em âmbito federal, portanto o MP estadual nada poderia fazer. Para ele, toda essa polêmica teria sido causada pelos próprios homens ligados a Berezovski com a intenção de avaliar os riscos reais que o russo estaria passando após seu desembarque em São Paulo.
“Pode desembarcar em São Paulo que não será a Federal que fará a recepção do Berezovski, quem fará a recepção será a própria Gaviões da Fiel”, declarou Pulguinha, vice-presidente da Gaviões da Fiel.

***********************************
Fora de campo (para ler, refletir e escolher o seu lado)

Prefeitura move ação de despejo no Edifício Prestes Maia

Leonor Macedo

A Prefeitura, com sua campanha de higienização e retirada dos pobres do centro da cidade de São Paulo, marcou para o próximo dia 25 de fevereiro, domingo, o despejo das 1.630 pessoas do Edifício Prestes Maia. A ocupação é a maior da América Latina: são 468 famílias, 315 crianças e 95 idosos. Mesmo completamente abandonadas pelas políticas públicas e com condições precárias, essas 1.630 pessoas transformaram um edifício que antes era depósito de lixo e ponto de tráfico de drogas em moradia. Ainda assim, estão perto, mais uma vez, do despejo.










***********************************

Feijoada em Preto e Branco até no Japão

Erika Papangelacos

E os Gaviões da Fiel Japão continuam os encontros, agora com feijoada e muito samba. O evento ocorrerá no próximo dia 8 de abril, a partir das 9h, no restaurante Ki-bolão, na região de Shizuoka-ken. Segundo Cural, um dos organizadores do evento, essa é mais uma maneira dos corinthianos residentes no Japão relembrarem um pouco da famosa feijoada da quadra.
Além disso, terá reunião para entrega de carteirinhas para sócios novos, venda de artigos dos Gaviões e até a apresentação da escolinha de bateria. O grupo de samba Novo Esquema já confirmou presença e haverá transporte gratuito para a festa saindo da estação de KIKUGAWA.
A entrada custa 2000 ienes para sócios mediante apresentação de carteirinha e 2500 para não sócios ou sócios em atraso. Para mais informações, ligue para 090-2137-7471 (Saka), 090-8470-9129 (Kamiya), 090-6649-1066 (Mauricio), 090-5258-6828 (Cural). Ou consulte nosso site:
http://www.gavioes.com.br/

***********************************

Carnaval: reta final
Carine Almeida
Desfilo pela Gaviões desde 2000, mas esse foi o primeiro ano em que estive diretamente envolvida com o Carnaval. Desde a última segunda-feira, 12, tenho passado praticamente o dia inteiro no clube Anhanguera (quartel general de algumas alas) ajudando a confeccionar as fantasias, dentre elas, a ala do departamento social, ala das baianas.
O clima não poderia ser melhor. Sob a coordenação da Tia Lili, há um time de pessoas empenhadas em confeccionar com muito capricho e carinho os chapéus, costeiros e ombreiras. O mais interessante de tudo isso é que nenhuma das 10, 12 pessoas que estão trabalhando já desfilaram pela Gaviões. Nunca entraram na avenida.
Há um clima de grande expectativa por parte desses jovens que estão desde quinta-feira, dia 08, morando provisoriamente no Clube Anhanguera, dormindo em média 3 a 4 horas por dia. Alguns de férias do trabalho, outros longe da família e dos filhos, enfim, cada um com sua vida pessoal deixada de lado por uma semana.
O desafio da quinta-feira, 15, foi terminar e dar um retoque final em algumas alas e organizar a chegada de outras para que na sexta, 16, ocorra a distribuição das fantasias. Depois de alguns dias de intenso trabalho o saldo é todas as pontas dos dedos queimadas por cola quente, queimaduras nos braços, coxas e afins. Mas vale a pena porque domingo é o grande dia!

***********************************
Para os foliões

Faltam 2 dias para os Gaviões da Fiel levantarem a torcida corinthiana na passarela do samba. Quem ainda não garantiu um lugar para domingo, dia 18/02, no Anhembi pode comprar os ingressos na lojinha de nossa sede. Os Gaviões não estão aceitando cartões e vão funcionar no sábado, das 13h às 19h.
Arquibancada: R$ 20,00. Cadeira Individual: R$ 40,00 Mesa de Pista 4 pessoas: R$ 200,00 Demais pontos de venda E1 - Estádio do Pacaembu Prç. Charles Miller, s/nº E2 - Estádio do Morumbi Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 E3 - Estádio Canindé (Portuguesa) R. Azurita - Portão 7 P1 - Ginásio do Ibirapuera R. Pe. Manoel da Nóbrega, 1361 P2 - Pitta Sports Rua Silva Bueno, 1156 - Ipiranga P3 - Parque São Jorge Rua São Jorge, 777 - Tatuapé P4 - Estádio José Bruno Daniel Rua 24 de Maio, S/Nº - Santo André P5 - Shopping Moto e Aventura Rua Barão de Limeira, 71 - 2°andar Aos sábados, o horário de funcionamento dos pontos de venda de Santo André e do Shopping das Motos é das 10h às 16h, e o ponto da loja Pitta é das 09h às 13h30. O ponto de venda do Anhembi não funcionará mais aos domingos, por razões de segurança. A venda de ingressos será realizada de segunda a sábado, das 11h às 17h, na Av. Olavo Fontoura, 1209.

***********************************
Próximos jogos do Corinthians

Campeonato Paulista
17/02 – 16h – Corinthians x Paulista – Jaime Cintra
24/02 – 18h10 – Corinthians x Rio Branco – Pacaembu
04/03 – 16h – Corinthians x Palmeiras – Morumbi

Copa do Brasil

21/02 – 21h45 – Corinthians x Pirambú/SE – Lourival Batista
01/03 – 20h30 – Corinthians x Pirambú/SE – Pacaembu

***********************************

*Todos os textos desse Informativo são livres de direito autoral e podem ser reproduzidos sem prévia autorização, exceto o do Sócrates.

**O Informativo da Fiel é uma iniciativa do Departamento Social, Cultural e de Comunicação