Sunday, April 22, 2007

Informativo da Fiel nº 22






Coringão tem novo técnico
Mariana Cordovani

Paulo César Carpegiani, gaúcho de 58 anos, é o novo técnico do Coringão. Para quem não o conhece, segue um pequeno histórico.

Carpegiani atuou como volante pelo Internacional de Porto Alegre e pelo Flamengo, foi titular da seleção brasileira na copa de 74. Após encerrar a carreira de jogador dedicou-se a ser técnico.

Passou pelo Flamengo, onde foi campeão da Libertadores da América e mundial em 1981 e campeão brasileiro em 1982. Comandou a seleção Paraguaia na copa do mundo da França em 1998. Depois disso foi técnico do São Paulo (quando afastou o goleiro Roger por ter posado para uma revista gay) e não teve uma boa passagem por lá. Esteve no Cruzeiro em 2001 e desde então não assumia nenhuma equipe como técnico.

Carpegiani é proprietário do RS Futebol Clube e retoma as atividades de técnico de futebol assumindo o Corinthians nessa fase final da Copa do Brasil e para o Brasileirão deste ano.

Sua vinda para o Corinthians foi acertada com Renato Duprat, representante da MSI no Corinthians. Dualib preferia Tite para o cargo. Carpegiani estréia como técnico no segundo jogo do Corinthians contra o Náutico pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 25 de abril, no Pacaembu. O primeiro jogo, ainda sob comando de José Augusto, foi 2 x 2, na última quarta-feira, 18/4. Para o jogo de volta o Corinthians precisa de um empate simples (0x0 ou 1x1) em casa.

O contrato do novo técnico é de um ano e apenas o auxiliar Cláudio Duarte vem com ele.

Sua apresentação oficial foi realizada na última segunda-feira, 16 de abril no Parque São Jorge.

Carpegiani diz conhecer a torcida do Corinthians, pois já a enfrentou como jogador e afirma ainda que ela será peça importante para o sucesso da equipe. Seu primeiro objetivo como técnico é a conquista da Copa do Brasil e assim uma classificação para a libertadores de 2008.

É necessária uma reestruturação do elenco para se fazer as devidas dispensas e contratações para o Campeonato Brasileiro. No próximo sábado Carpegiani vai para Atibaia com o elenco do Corinthians a fim de fazer essa análise.

Depois de sondar nomes como Abel Braga, Tite e Renato Gaúcho a novela sobre o novo técnico do Corinthians chega ao seu final. Carpegiani não é o nome mais forte que poderia ser citado para exercer essa função, mas é o que veio e terá que trabalhar com o elenco que tem nas mãos hoje.

Se depender do apoio da torcida o campeonato é sempre nosso, no entanto, para conquistá-la, é preciso muito mais do que algumas palavras. É preciso saber e viver o Corinthians e a paixão do seu torcedor.

***********************************

Salve o Santo Guerreiro
Elaine Leme

Em 1994 os Gaviões da Fiel homenagearam nosso santo padroeiro no carnaval paulista. Tema da escola certa, foi bonito ver “São Jorge”, na avenida. “Saravá, Saravá. Salve o Santo Guerreiro. Uma vela pra saudar, meu São Jorge padroeiro”.

Jorge Anicii guerreiro militar do Império Romano, converteu-se ao cristianismo e não agüentou ver calado as perseguições contra os cristãos ordenadas pelo imperador Diocleciano. Travou várias lutas no Coliseu de Roma, templo de importantes batalhas durante a Idade Média. O imperador tentou faze-lo desistir da sua fé. Foi torturado e decapitado na Palestina no dia 23 de Abril de 303, neste dia comemoramos seu martírio.

A imagem reconhecida por todos nós é a do cavaleiro destemido que luta contra o dragão, inspirado pela devoção e fé cristã. É por esta identificação de devoção e fé que em 1910 foi escolhido como padroeiro dos alvinegros.

Fica aqui nosso desejo que este verdadeiro guerreiro, sirva de inspiração para nossos representantes dentro e fora do campo.


" Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazer mal..."









***********************************

GAVIÕES DA FIEL fica com o título do Cruzeirão 2007
Erika Papangelacos

A estreante equipe de futsal dos Gaviões da Fiel Sub-Sede Sorocaba (que contou com jogadores da Seleção Sorocabana e do Sport Club Corinthians Paulista), ficou com o título da 48ª edição do Torneio Aberto de Futsal, o Cruzeirão 2007.

Este ano, o campeonato que é considerado o maior da América Latina em número de participantes, contou com 320 equipes na categoria principal.

Jogando no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba, o time dos Gaviões da Fiel venceu a equipe de Araçariguama por 5 a 1 e conquistou o primeiro titulo na competição.

O feito fez a torcida corinthiana, que compareceu em peso ao ginásio, explodir de alegria e festejar a vitória.

GAVIÕES x Mancha – Semi-final (Melhor estréia impossível)

Desde que se soube que GAVIÕES DA FIEL e Mancha Verde disputariam a mesma categoria do Cruzeirão 2007 o confronto entre as duas equipes automaticamente passou a ser o mais esperado da competição. O fato de 320 equipes disputarem o torneio de eliminatórias simples tornou o jogo tão improvável quanto temido.

Mas ele acabou acontecendo justo na semifinal e foi tudo o que dele se esperava: tenso, equilibrado, extremamente disputado e, felizmente, sem conflitos entre os torcedores.Foi uma noite para entrar para a história do Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, em Sorocaba. Acostumado a ser palco de grandes partidas (e conquistas) das memoráveis equipes de basquete e vôlei feminino de Sorocaba, o velho ginásio provavelmente nunca se viu tão polarizado como na noite de segunda-feira, 9 de abril de 2007.

Uma hora antes da partida, com o ginásio já lotado, os portões foram fechados ainda com grande concentração de corinthianos do lado de fora. Os próprios corinthianos se encarregaram de abrir espaço para que os companheiros do lado de fora recebessem a permissão do policiamento para entrar aos poucos.

Um grupo de 75 guardas municipais e 68 policiais militares trabalharam no jogo, garantindo a segurança de quem só queria torcer em paz.

Na bola, os Gaviões levou a melhor e com a costumeira raça corinthiana somada a uma boa dose de técnica de seus jogadores, fez 3 x 0 na Mancha Verde. Nos últimos 40 segundos os corinthianos tocaram a bola de pé em pé, aos gritos de “olé” da torcida.

PARABÉNS A TODA EQUIPE DE FUTSAL DOS GAVIÕES DA FIEL
SUB-SEDE SOROCABA E AGRADEÇEMOS TODA A FIEL TORCIDA PRESENTE QUE COMO SEMPRE REPRESENTOU.

***********************************

Gaviões da Fiel Japão comemora páscoa com muita feijoada, samba e chopp

No dia 7 de abril mais de 150 corinthianos compareceram à feijoada organizada pelo coletivo da Gaviões da Fiel no Japão. “Foi a melhor festa nossa desde 2002”, conta Ronaldo Cural, um dos organizadores do evento. “Por vários momentos me senti na quadra dos Gaviões da Fiel em um sábado a tarde comendo uma feijuca.”

O ponto forte da festa foi a apresentação da escolinha de bateria, que emocionou os corinthianos presentes. “Todos nós sabemos a dificuldade que passamos aqui para aprender a tocar um instrumento”, relata Cural. Para incentivar a bateria, o mestre Pantchinho e os diretores Tatinho, Ciro e Luciano, todos da Bateria 30 dos Gaviões, prepararam um vídeo com a ajuda da associada Miriam Yokomizo e enviaram para os Gaviões do Japão.

Um ônibus levou 50 pessoas das cidades de Gifu e Toyota também para a festa. “A chegada do ônibus na feijoada parecia uma caravana de jogo do Corinthians”, lembra Cural. Como era domingo de páscoa, os Gaviões compraram ovinhos de chocolate e entregaram para todas as crianças presentes.

***********************************

Sou Gavião e você pode acreditar que não aceito traição...
Mariana Cordovani

Sábado de aleluia, 07 de abril, dia de malhar Judas e manifestar toda indignação com situações da vida, sociais, políticas, entre outras.

Os Gaviões da Fiel não perderam a oportunidade de protestar contra o presidente Dualib que se perde entre os desmandos de sua diretoria no Corinthians. Junto com ele Karla, a neta que tem sido muito bem recompensada pelos seus “trabalhos” no clube.

Outro personagem importante deste protesto foi o lateral Kléber, atualmente no Santos. O ex-jogador do Corinthians foi filmado em uma festa da torcida jovem, do santos dizendo palavras de menosprezo pelo Corinthians e ofendendo a torcida alvinegra.

Os três bonecos foram construídos e ficaram expostos na sede dos Gaviões para serem devidamente malhados pelo torcedor corinthiano.

Embalados pela bateria dos Gaviões, a malhação dos Judas foi realizada para mostrar que o torcedor corinthiano está insatisfeito com a diretoria do clube e irritado com a lamentável cena do ex jogador. No mínimo, inaceitável ainda mais partindo de quem já provou o gosto de viver no Corinthians.