Monday, June 04, 2007

Informativo da Fiel nº 26






Movimento Fora Dualib
Débora Miranda e Mariana Cordovani


Na última sexta-feira (25/5) aconteceu o ato de lançamento do Movimento Fora Dualib. Mais de 500 corinthianos se reuniram na esquina das Ruas José Paulino e Cônego Martins no Bom Retiro, onde o Corinthians foi fundado em 1910.

Com o apoio das organizadas do Corinthians ao Movimento, o ato foi acompanhado de batucada e bandeiras das torcidas e do logotipo Fora Dualib. Os manifestantes pediram a saída de Dualib da presidência do clube por conta da má gestão de 14 anos. Camisetas e adesivos do movimento foram vendidos no local e toda a verba arrecadada será utilizada para a causa. Mais de 1000 camisetas já foram vendidas e o movimento tem se espalhado por todo o país.

A insatisfação é geral. Mesmo com o time tendo começado bem o campeonato brasileiro. A questão aqui é muito maior do que vitórias e títulos. A questão é de exigir dignidade e decência daqueles que têm em suas mãos a administração do clube que mobiliza milhões de brasileiros, unidos pela paixão ao Corinthians.

Com o movimento oficialmente lançado, os corinthianos vestiram suas camisetas e foram ao Morumbi no sábado, para protestar contra a administração de Alberto Dualib. Muitos não conseguiram entrar, pois a polícia estava barrando as camisetas. "Orientação da Federação Paulista de Futebol", disse um dos policiais.

Mesmo assim, muitos cartazes e faixas foram levantados pelos torcedores, pedindo o afastamento de Dualib do Corinthians. Tudo de forma pacífica e apenas nos momentos em que o time não estava dentro de campo (antes, no intervalo ou após o fim do jogo), exatamente como planejado. A organização do movimento já está trabalhando judicialmente para a liberação das camisetas nos estádios.

Com apenas uma semana de existência parece que o movimento já incomodou bastante. Dualib, que está em Londres, afirmou em uma entrevista que não está preocupado com a mobilização dos torcedores, mas logo em seguida afirmou que já estaria processando "todos eles". A Constituição garante o direito de todo brasileiro se expressar livremente. Além disso, afirma que ninguém será privado de direitos (como freqüentar uma partida de futebol, por exemplo) por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

Assim sendo, o Movimento Fora Dualib continua com suas ações, que visam o engrandecimento do Corinthians. Para saber mais, acesse o site
www.foradualib.com.br

***********************************

Curtas do Timão
Carine Almeida

Contratação – O zagueiro Fábio Luciano só poderá ser contratado em Agosto, quando a CBF abrir o calendário para contratações internacionais, isso se o zagueiro concordar com uma nova proposta oferecida pelo clube, já que a primeira não foi aceita pelo ex-jogador.

Seleção – Lulinha teve sua participação confirmada na Seleção Sub-17 que disputará o Pan em Julho no Rio de Janeiro. O atleta está ansioso em integrar a seleção, já que o mesmo não se considera peça fundamental do time, “Eu estou entrando apenas no finalzinho dos jogos”, comentou o jogador. A seleção se apresenta no dia 11 de junho quando embarca para a Coréia do Sul para a disputa de um torneio, retornando no dia 25 quando se iniciam os treinos para o Pan. Lulinha ficará com a seleção até o dia 28 de Julho... Boa sorte!!!

Remando contra a maré - O volante Marcelo Oliveira não está tão tranqüilo como seu companheiro Lulinha. Conforme o Informativo antecipou em sua edição anterior, o jogador deve fazer parte da lista do técnico Nelson Rodrigues para a disputa do Mundial Sub-20. Mas o jogador teme que sua participação na seleção o afaste da condição de titular no Corinthians, pois o jogador se afastaria durante seis rodadas do Brasileirão. Marcelo deixou claro que sua opção será por continuar no Corinthians e não participar do Mundial. A dúvida será desfeita somente no dia 13 de junho quando sai a convocação oficial.

Renegados parte I – O atacante Jean Carlos não é mais do Corinhtians. O jogador que integrava o grupo dos afastados pelo técnico P. C. Carpegiani está de malas prontas para o Rio de Janeiro, onde defenderá o Fluminense.

Renegados parte II – Ao que tudo indica o meia Roger também não frequentará por muito tempo o CT de Itaquera. O gerente de futebol do Corinthians Ilton José da Costa confirmou que há uma proposta vinda de um time do México, valores e nomes não foram revelados. É válido lembrar que o jogador possui contrato até o final de 2007.

Liberado – O volante Carlos Alberto, punido pela falsificação de documentos, foi liberado pelo STJF após cumprir a pena instituída. O volante fez uma doação de cem cestas básicas para uma entidade. A beneficiária foi a Cooper Esporte que possui vínculo junto a Prefeitura de São Paulo e que tem como um de seus administradores o ex-jogador Basílio. Após a liberação o jogador foi escalado pelo técnico Carpegiani como um dos titulares durante os treinos de terça-feira.

***********************************

Projeto Oficina de Cavaquinistas Gaviões da Fiel
Erika Papangelacos


A idéia do projeto surgiu em 2002 através dois integrantes dos Gaviões da Fiel – Alex Simão (ex-presidente de 1991 a 1993) e Fabinho (que tocava na bateria desde 1996 e a partir de 2000 quando começou com o cavaco).

O grande objetivo é formar um grupo de músicos CORINTHIANOS com capacitação inicial, visando ocupação, qualidade e conhecimento musical e enfatizando a Música Popular Brasileira e o Samba de Raiz, que segue a ideologia da comunidade.

Para participar do curso a única exigência é ser CORINTHIANO, pois o intuito é formar multiplicadores de profissionais que possam levar a ideologia para qualquer lugar em que passe.

O curso começou na semana passada, no dia 26/05. Ele acontece todos os sábados às 13horas e tem uma hora e meia de duração. Levará em média nove meses para formação de cada turma, sendo dois grupos de dez alunos. Todo material é gratuito, pois esse projeto conta com ajuda de colaboradores e professores voluntários.

No término do curso o aluno passará por uma avaliação e caso esteja preparado, receberá um certificado de conclusão. Tudo isso gratuitamente.

Além das técnicas do instrumento (cavaquinho), o curso oferece aulas de conhecimento das notas musicais (aulas práticas), aulas de Samba de Raiz, história da Música Popular Brasileira (MPB), Escolas de Samba e principalmente sobre o nascimento do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida e posteriormente o surgimento do bloco carnavalesco.

O repertório é baseado no que acontece nos ensaios de carnaval dos Gaviões - O Hino do Corinthians, Nasci Corinthiano, Sambas de exaltação, sambas de enredos que marcaram época, entre outras músicas. No decorrer do curso vão acontecer formações de rodas de samba para avaliar o desempenho dos alunos perante o público.

Um novo colaborador do curso é o nosso puxador Luciano. Quem quiser colaborar com o Projeto procure o Fabinho que está na quadra todos os sábados e toda ajuda será vinda!

Parabéns a todos envolvidos, essa é mais uma conquista para diminuir a desigualdade que existe em nosso país, e a Família Gaviões permanece na luta para que esse retrato mude e mostramos que, mesmo com poucos recursos, conseguimos fazer a diferença.

***********************************