Friday, November 17, 2006

Informativo da Fiel 8





***
Ano I - nº 8 17 a 24 de novembro de 2006
Diagramação: Luciano Ferraz
A semana que entra para a história

Na semana de 6 a 10 de novembro, aconteceu na Puc (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), um ciclo de debates do projeto “Metrópole, Identidades e Futebol. Uma nação chamada S. C. Corinthians Paulista”. A iniciativa deste projeto foi do Museu da Cultura da PUC-SP em parceira com os Gaviões da Fiel, o que tornou o evento ainda mais emocionante e construtivo.

Foi uma semana com casa cheia de interessados, personalidades, pesquisadores, estudantes, intelectuais, ex-jogadores, professores e torcedores de todos os tempos da história do Alvinegro. absolutamente tomados da responsabilidade de transformar os estatutos atuais, que mantém uma política corrupta e continuísta no S. C. Corinthians Paulista.

Na abertura do evento, sob o hino do Corinthians entoado por todos os presentes, aproveitamos a oportunidade para homenagear aqueles que fizeram a alegria de nossos pais e avós, os jogadores campeões do torneio do IV Centenário em de 1954. Estavam presentes Idário, Carbone, Nardo e Julio. Os gaviões aproveitaram também para homenagear aquele que representa a ideologia e força da nossa entidade, Julião, um dos fundadores dos Gaviões da Fiel.

Nas mesas, compartilhamos aprendizado e emoção. Discutimos entre tantas coisas a contextualização histórica da cidade de São Paulo na década de 1950; o Corinthians nos tempos de Várzea e toda a sua história; a fundação dos Gaviões da Fiel em plena ditadura; a iniciativa dos Gaviões em criar um Departamento Social, Cultural e de Comunicação; como os Gaviões passaram a ser “Uma torcida que samba”; a presença da mulher numa torcida organizada e nos estádios; o fato da mídia transformar o futebol em um espetáculo; a importância do futebol na Universidade; ações de combate à violência nos estádios paulistas, para que o torcedor tenha o direito de assistir ao futebol com segurança. Fechamos a semana com ex-jogadores e um público estrondoso que discutiu a grandeza da Democracia Corinthiana em tempos de combate e resistência do regime militar dentro e fora do clube.

Para os organizadores, essa semana foi um marco na história do Corinthians, um conjunto de forças que dá início a novos projetos discutidos entre torcedores e convidados para melhorar a atual situação do Coringão. Dessa forma, buscaremos caminhos, idéias e aliados para reestruturar nossa luta no combate à ditadura que persiste no Corinthians.

Através da Lealdade, da Humildade e do Procedimento, manteremos a corrente unida e ela jamais se quebrará.

Fala, Fiel

Depoimentos sobre o Evento na Puc

"Tive uma grata surpresa ao participar deste evento, A seriedade da organização era refletida na pontualidade e respeito conquistado a cada mesa de debate. Lá, além de conhecer mais sobre a história e sobre os verdadeiros ídolos do nosso passado glorioso, tivemos a oportunidade de conscientizar a muitos dos torcedores Corinthianos presentes, sobre o importante papel do torcedor de não se calar diante de toda esta sujeira, indiferente de gols, vitórias e contratações; além de esclarecer qual o papel que o Gaviões vem desempenhando dentro desta luta, sempre apoiando e torcendo pelo Corinthians, aonde quer que ele vá, porque a nossa corrente, é realmente uma corrente muito forte e o que todos nós queremos mesmo é garra, raça, vitórias, força e mais do que tudo, que eles honrem a camisa. Ah... queremos também o Corinthians sob nova direção! Tenho certeza de que muita gente esta pensando diferente sobre a política interna do Corinthians depois desta semana..."

Adriana Teodoro

******************************

"Quero agradecer a oportunidade de ter participado desse evento. É um orgulho e uma honra falar de Corinthians. E muito mais gratificante saber que o Corinthians faz parte de discussão do meio acadêmico, que muitas vezes marginaliza o futebol. Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Que seja a primeira de muitas até o nosso centenário em 2010"

Leco Polegar

******************************

“O evento realizado nesta última semana na PUC, abordando vários aspectos da história e da vida, tanto do Corinthians como dos Gaviões, mostra a importância de iniciativas como essa, capazes de trazer para os participantes uma visão diferenciada sobre o que são os Gaviões da Fiel e qual a sua importância. Não foram poucos os que disseram estar pela primeira vez em contato com a voz dos Gaviões da Fiel e que se mostraram surpresos pelas nossas idéias e condutas. Vale ressaltar também, a falta de compromisso dentre muitas lideranças da torcida, que não se deram ao trabalho de aparecer um único dia no evento. Para quem se diz preocupado com o Corinthians, para quem pensa em assumir a torcida, uma boa hora para perceber que os Gaviões têm setores que funcionam sozinhos, e que merecem prestígio, por ter muito a ensinar para todos nós. Saudações corinthianas”

Thomas Castilho

******************************

“O seminário Metrópole, Identidade e Futebol foi um evento prase guardar por toda a vida. Fora a emoção de poder encontrar com lendas vivas que fizeram gerações apaixonarem se ainda mais pelo Corinthians, eu pude aprimorar a minha opinião sobre diversas questões socioculturais envolvendo o futebol. Por exemplo, mudei o meu conceito pra melhor sobre o MST, que assim como os Gaviões e outras torcidas organizadas, são constantemente discriminados pela imprensa sensacionalista e porque não dizer autoritária. Além disso, foi muito empolgante descobrir detalhes peculiares de São Paulo e dessa nação chamada S.C.Corinthians Paulista.”

José de Souza Medeiros Filho - 34 anos - Publicitário


******************************

"Foi de extrema importância o Museu da PUC abordar temas envolvendo o futebol e sua abrangência dentro da Universidade. As mesas escolhidas envolvendo o futebol e sociedade, mídia, gênero, movimentos sociais, o corinthianismo, msi, democracia corinthiana aflorou as esperanças dos corinthianos presentes. O que senti nas discussões foi perspectiva de mudanças no Corinthians já. Temos que realizar mais eventos neste nível. Parabéns a todos que organizaram."

Pulguinha Vice-Presidente do Grêmio Gaviões da Fiel


******************************

“A atividade foi uma grande contribuição para alimentar o debate sobre o Corinthians, futebol, Gaviões, torcidas organizadas sob um olhar mais atento e histórico. Espaços como esse deveriam ser multiplicados, em vários outros ambientes, para "revelar" aspectos sociais que dificilmente são vistos sem a carga do preconceito. O debate sobre as ações dos Gaviões em relação às questões sociais mais amplas e a sua atuação junto aos movimentos que buscam uma sociedade justa foi muito importante. Contribuiu para compreender que é possível superar as características alienantes que a elite impôs ao futebol, e perceber que a força popular que gira em torno do futebol, do Corinthians, dos Gaviões, pode somar nas ações por um mundo melhor.”

Letícia Barqueta

******************************


“A grandeza desse espetáculo retrata a força dos Gaviões da Fiel.”

Alex Minduín

******************************

******************************

O Informativo da Fiel é uma iniciativa do Departamento Social, Cultural e de Comunicação.