Friday, November 17, 2006

Texto publicado no Informativo 6

Minha primeira vez num estádio

Por Elaine Leme

Domingo, dia 10/07/05, fui com uma amiga em um jogo, no Morumbi. Escrevi o depoimento abaixo pra relatar todo meu sentimento naquele momento. Só para constar, neste dia eu fiquei no meio da massa Corinthiana.

Fui surpreendida ontem com o poder que as emoções têm. Meu programa escolhido para este fim de semana foi assistir o grande duelo paulista Corinthians e Palmeiras. Foi assim, acompanhada de uma amiga, que subi pela primeira vez a rampa do Morumbi.

Vestida totalmente de preto, na entrada do portão laranja encontrei alguns amigos que fazem parte da bateria da escola Gaviões da Fiel. Logo, fui sendo conduzida para a arquibancada e, ainda na rampa, experimentei a vibração dos gritos de “Timão, Timão, Timão!”, que a torcida fazia ecoar pelo histórico concreto. A cada minuto que passava fui sendo envolvida por aquela imensidão de vozes.

O jogo começa e, como que por meio de magia e aos berros da torcida, mas mesmo com tanta vibração o primeiro tempo termina empatado, com desperdiço de gols dos dois times. No intervalo, todos sentam minimizando seus ânimos.

O jogo recomeça e, a rivalidade impõe o ritmo de jogo. Afinal o vencedor desse jogo ocupara uma melhor posição no Campeonato Brasileiro. Os gols vão saindo por ambos os times.

Com o segundo gol do Corinthians a euforia toma conta dos torcedores, e a massa urra nas arquibancadas. Minutos depois o Corinthians faz o terceiro gol, levando a torcida uniformizada de preto e branco ao delírio final. O time do Parque São Jorge venceu 3 X 1. Com isso, aprendi que ganhar um clássico de virada é, e sempre será, muito melhor do que de goleada.

Com este jogo, aprendi também o que realmente é sofrer, gritar e vibrar. Senti a sensações mais profundas, e os mais sagrados prazeres da vitória. Entendi que poucas coisas são mais belas do que uma bela partida de futebol.